Clientes

Entre os dias 10 e 14 de abril, o Clube de Cãompo, um dos maiores hotéis fazenda para cães do Estado de São Paulo, sediou a primeira edição do American Agility Open 2019, que tem como objetivo ser a maior competição de agility do continente americano. O campeonato contará com atletas e cães da Seção FCI Américas e Caribe de Agility, de diferentes países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e outros.
Com mais de 150 duplas inscritas, o American Agility Open teve como destaque na comissão de jurados a renomada atleta finlandesa Sari Mikkilä, que iniciou sua carreira no agility em 1993 e que será a juíza do Campeonato Mundial de Agility na Finlândia em setembro próximo. Além dela, o sueco Jocke Tangfelt que julgou os principais campeonatos da Escandinávia e o brasileiro Samy Wroblewski que teve o primeiro contato com a modalidade aos oito anos de idade, também farão parte da comissão de jurados.
O esporte, praticado sempre por uma dupla composta pelo cão e seu condutor, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e requer muita habilidade e agilidade dos cães. O circuito conta com obstáculos e equipamentos como gangorras, rampas, muros, túneis, pneus, entre outros. O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos. A prática foi inspirada no hipismo e é o esporte canino que mais cresce no mundo.
“O agility estimula a inteligência, obediência, socialização e o condicionamento físico dos cães, aprimorando a educação dele e o bom relacionamento entre o dono e o animal”, afirma o médico veterinário e fundador do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Júnior. “O mais importante desse esporte é perceber que os cães se divertem enquanto praticam uma atividade física que trará muitos benefícios para eles”
De acordo com o profissional, a conexão entre o cão e seu treinador ou dono é fundamental para conquistar melhores resultados. Ele explica que, durante os treinos, podem ser usados guias e até petiscos para premiar a performance do animal. “Na competição, no entanto, isso não é permitido. O que vale é o comando do treinador e o cumprimento da prova, isto é, ultrapassar os obstáculos com o menor tempo e número de faltas”
O Clube de Cãompo recebe competições caninas nacionais e internacionais desde 2002, graças a sua completa infraestrutura. Além disso, é referência na América Latina e é conhecido pelos praticantes do agility no mundo todo. Não é por acaso que o local foi escolhido para sediar o American Agility Open 2019.
O hotel fazenda, situado em Itu, conta com profissionais especializados em treinar cães de diferentes tamanhos e níveis de experiência no esporte. Além disso, o local oferece aulas para os donos interessados em iniciar uma atividade física com o cão, envolvendo ensinamentos de adestramento comportamental e aulas de agility.